quarta-feira, 30 de maio de 2012



Ingredientes:


- +/- 300 gr. de carne em cubos (utilizei alcatra, mas pode ser também: peixinho, sete, acém, coxão mole, músculo)

- 1 cenoura grande

- 1 mandioquinha

- 2 batatas

- 1 tomate

- 1 cebola pequena

- 1 col. café de cominho

- 1 col. café de colorau

- sal ou tempero pronto à gosto

- pimenta à gosto

- +/- 500 ml de água

- 1 col. sopa de azeite / óleo / margarina


Preparo:


- Para quem está começando é super bacana separar todos os ingredientes primeiro. (1)

- Em seguida, pique os legumes no formato que desejar, desde que eles fiquem mais ou menos do mesmo tamanho para que o cozimento seja por igual, e vá colocando os legumes picados em uma vasilha. (2)

- Já adicione junto aos legumes os temperos desejados, se for utilizar o sal já coloque na vasilha também. (3)

- Na panela de pressão (simmm, na pressão, sem medo tá?!) coloque o azeite e frite o tempero pronto (se for utilizá-lo). Em seguida coloque a carne, congelada ou não, na panela de pressão e não precisa nem esperar refogar, em seguida adicione a água, tampe a panela e deixe no fogo médio por uns 20 minutos (pode ser menos ou mais dependendo do tipo da carne, quanto mais dura, maior o tempo). (4)
 
- Desligue o fogo e aguarde sair a pressão caso você não tenha experiência ok? Se já estiver mais acostumada, coloque a panela ainda tampada debaixo da água para ajudar a sair a pressão e só abra quando você levantar o pino e não escutar mais o chiado da panela.
- Prove a carne para ver se está macia, caso seja necessário tampe novamente e leve ao fogo por mais alguns minutos.
- Quando a carne estiver macia, adicione todos os legumes de uma vez só, mexa bem, tampe novamente a panela e deixe na pressão por mais uns 10 minutos. Abra novamente, experimente para ver se os legumes estão cozidos, se necessário volte para a pressão por mais alguns minutos.
- Se estiver com pouco caldo você também pode adicionar mais água quente.
- Prove o sal, corrija se necessário e deixe a panela destampada em fogo baixo para engrossar um pouco a sopa.
- Nesse momento se desejar você ainda pode colocar macarrão para sopa ou arroz, e ir mexendo de vez em quando até estejam cozidos.
- Para servir polvilhe queijo ralado à gosto, ou se preferir, bata a sopa no mixer para virar um creme e adicione uma colher de sopa de creme de queijo minas TIROLEZ.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora aproximadamente
Grau de dificuldade: Fácil

Bom, é basicamente isso. Com o tempo você vai fazendo a coisa de forma tão automática e tudo ficará mais simples, o importante é persistir, porque cozinhar é como andar de bicicleta, ninguém nasce sabendo e é com treino que a gente vai melhorando. E claro, cada um tem seu modo de preparar, e você pode mudar os legumes, os temperos, fritar a cebola antes da carne, enfim, existem vários modos e este é apenas um deles, o mais prático na minha opinião.

Ah sim, e na foto dá pra ver que eu tenho um pacotinho de carne congelada né? Pois então, quando compro bife eu sempre peço uns a mais e deixo picadinho em cubos, congelo e deixo com etiqueta para facilitar minha vida. Até mesmo quando vou limpar algum outro corte de carne, sei lá, coxão mole para fazer strogonoff, aqueles cortes que não tem como aproveitar para o prato, eu retiro a gordura, limpo bem, corto em cubos maiores e deixo para a sopa. Fica a dica.

É canja de galinha!

Pessoal, alguém pode me explicar porque chove tanto? Há quase 24 horas está chovendo sem parar na minha cidade. As ruas estão alagadas, o trânsito caótico, e a represa da cidade vizinha já teve que abrir as comportas para não aconteça algo pior devido ao acúmulo de água e isso tem feito o rio ficar ainda mais cheio.

Já estou mais uma vez pensando: "Porque não comprei a secadora de roupas da última vez que choveu tanto assim?". Pois é, agora eu fico naquela: compro ou não compro? Porque secar roupa com chuva já é difícil, em apartamento então é impossível! Vamos aguardar pra ver se o tempo melhora.

Bom, semana passada como eu estava bem dodói e malemá conseguia me alimentar, tive que apelar pra sopinha né?! Confesso que o miojo rolou solto, primeiro porque eu gosto mesmo e admito, segundo que como eu não conseguia sentir cheiro de comida, preparar alguma coisa seria impossível.

Massss, com um peito de frango dando mole na geladeira, eu resolvi criar coragem e fazer uma canjinha. É bem verdade que canja mesmo é feita com arroz e acho que com menos tipos de legumes, mas era o que eu tinha em casa e como me deu vontade de fazer dessa forma eu fiz, e o resultado ficou muito bom.

Sopinha sem segredo: Tempera o frango cortado em cubos com sal, pimentinha, 1 col. chá de colorau e limão. Deixa tomar gosto e depois de 1 hora leva com um fio de azeite para a panela de pressão junto com 500 ml de água. Deixe cozinhar até que fique bem macio (coisa de uns 20 minutos). Retire os pedaços de frango, deixe a água do cozimento na panela, e desfie o franguinho todo.

Na panela de pressão coloque cortado em cubos: 2 tomates bem vermelhos s/ semente, 1 batata grande, 4 mandioquinhas, 1 cenoura média e 1 chuchu. Coloque mais água se desejar, volte o frango desfiado pra panela, tampe e deixe até que os legumes estejam quase cozidos.

Agora é só tirar a pressão, colocar coisa de 1/3 de xícara de macarrão argolinha ou de arroz e deixar que ele fique cozido. Acerte o sal e pronto.

O parmesão ralado fica a seu critério. Como é forte dessa vez eu tive que passar, mas em todas as outras eu me acabo no parmesão!

Tem como não ficar melhor depois de uma sopinha dessa? Ahn? Ahn? Ahn?

Empadinha de queijo e milho

Já que a última receita foi para a turminha que come carne, hoje a receita vai ser para os nossos amigos vegetarianos. Aliás já declarei aqui diversas vezes que eu gostaria muito de me tornar uma né? Mas é complicado...

Bom, a receita da empadinha é da minha mãe, que eu quando casei tratei de passar para meu caderninho porque não sou boba nem nada. Essa é aquela empadinha com a massa que esfarela...hehehe, e que eu adoro!

É super simples de fazer e você pode colocar uma tampinha para ela ficar fechadinha ou deixa sem, como a minha, que deu uma gratinadinha. E o recheio é uma tentação. O milho foi para aproveitar meia lata que tinha na geladeira, mas se você fizer só de queijo já vai ficar uma delícia.

Ingredientes:

Massa:

- 2 xícaras chá de farinha de trigo
- 150 gr. de margarina com sal
- 2 col. sopa de água

Recheio:

- 1/2 lata de creme de leite sem soro
- 1 ovo
- 100 gr. de mussarela TIROLEZ ralada
- 1/2 lata de milho verde

Preparo:

- Misture todos os ingredientes da massa. Reserve.
- Misutre todos os ingredientes do recheio. Reserve.
- Forre as formas de empadinha com a massa, deixando uma camada não muito grossa. Eu geralmente coloco uma bolinha de massa e vou abrinco com a ajuda do polegar até cobrir toda a forminha.
- Não é necessário untar as forminhas antes de colocar a massa.
- Coloque o recheio e se desejar cubra com discos da massa e neste caso pincele uma gema por cima.
- Leve para assar até que estejam douradas, mais ou menos 25 minutos em forno 180º.

Rendimento: 7 empadinhas grandes sem a tampa
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil

Não é super fácil? Neste dia servi as empadinhas com uma saladinha e ficou deliciosa, não precisa de mais nenhum acompanhamento.

Você pode variar o recheio e fazer de palmito com requeijão, creme de frango, presunto e queijo, peito de peru com requeijão e por aí vai. Solte a imaginação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário